Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Descobertas para os 3.0

As lições aprendidas não são um lindo caminho cheio de flores e com um lindo dia ensolarado...

Não! É uma estrada escura, asfaltada e cheia de obstáculos. Até chegar a essas descobertas ainda acreditava que havia fracassado como pessoa, principalmente por não seguir muitos dos padrões que olhamos a nossa volta. Chegando aos 30 sem um relacionamento estável, sem trabalhar na minha formação e sem nem ao menos ter conquistado um dos meus sonhos...


Muitos podem nos dar um discurso consolando... dizendo que tudo vai ficar bem e que não devemos nos preocupar se as coisas para a gente "ainda não aconteceram como devia acontecer". E é aí que está o problema! O discurso parece nos consolar, mas nos cobra ainda mais. Parece que a cada vez que se fala, mexe em uma ferida que ainda não cicatrizou. Tentamos seguir em frente e acreditar que fizemos as melhores escolhas que poderíamos, mas com esses discursos fica difícil darmos a nós mesmos a devida crença.

De verdade, já expliquei algumas coisas para as pessoas próximas, sobre minhas escolhas, e algumas não ouvem e continuam me questionando ou afirmando "você ainda é nova e isso vai mudar". Fica difícil assim né? 

Aí aprendi a me afastar e ficar na minha. Não sou obrigada!
Sabe acho que o problema foi falarem para minha geração que seríamos brilhantes, gênios e terem colocado nossas expectativas lá em cima, mas nunca nos ensinaram a viver com a frustração, não nos ensinaram que tudo bem se estivermos na média. Desde cedo nos cobramos muito e viramos competidores natos e, aí de mim se eu não ganhar! Na vida a gente mais perde do que ganha e não aprendemos a lhe dar com isso. Não foi pelo caminho do amor e sim pelo caminho da dor...

Mas posso dizer que estou aprendendo a viver com minhas escolhas em qualquer âmbito da vida. E aprendendo a acreditar que fiz as escolhas corretas.
Minhas descobertas dos 30... (queria que fossem 30 lições...mas ainda estou trabalhando nisso)

  • Sim, é possível ficar sozinha e aproveitar muito bem isso!
  • Também é igualmente possível ir ao cinema sozinha e curtir esse tempo e, não, não é deprimente e nem solitário. Eu diria que é libertador!
  • Descobri ser capaz através de simples coisas como codificar o roteador novo de casa!
  • Descobri que muitas vezes é melhor não entrar na pilha do outro e ficar quieta. Fazer de conta que aceita. Entendi que não adianta argumentar com quem não aceita a opinião alheia.
  • Com quem você se importa, você dá a sua opinião quando perguntado, mas ter que repetir mais de uma vez não vai fazer a pessoa mudar a atitude. Compreendi que deve-se deixar ela viver o que é preciso. Talvez sentir a dor necessária a faça enxergar melhor (ou não).
  • Meu paladar ficou mais exigente. Aprendi a apreciar um bom vinho seco e uma cerveja de trigo.
  • Entendi que nos dias em que quero ficar quieta o melhor a fazer são uma dessas três coisas (ou as três): cozinhar escutando música, ler um livro e assistir um filme ou seriado.
  • Tudo bem se eu diminuir as expectativas sobre mim mesma ou sobre os outros. Principalmente sobre os outros, pois o tombo é menor!
  • Aprendi a apreciar boas conversas à gostar apenas da "casca" dos outros. Beleza pode acabar, a conversa jamais! (Crianças aprendam a ter diálogos interessantes, por favor! Vocês vão ganhar muito mais com isso do que uma única "noitada")
  • Ter melhores amigos são sim a família que você pôde escolher. Eles vão estar lá para te apoiar em qualquer circunstância da sua vida. Estes são ouro! Saiba guardá - los. 
  • Aprendi que toda escolha tem uma consequência independente de qual seja e que devo conviver com isso. Afinal a escolha FOI MINHA!
  • Ainda sobre escolhas, aprendi a acreditar nas que faço. 
  • Um café para colocar o papo em dia se faz cada vez mais necessário. Seus amigos são ótimos ouvintes e ótimos palpiteiros, aprenda a falar e também a escutá-los, eles te conhecem tão bem ou até melhor do que você mesmo.
  • Tentar se colocar no lugar do outro é um exercício e uma luta constante. Tente todos os dias com afinco. Todos estamos batalhando, mas não sabemos da batalha um do outro. Busque pela empatia.
  • Tente agregar às pessoas! Tentar extrair o melhor delas...Elas devem ter algo de bom, mas às vezes nem elas sabem! (Dica de amigo próximo)
  • Acima de tudo se ame! Somente assim vai saber amar outra pessoa e vai saber retribuir para com ela. Aprenda a gostar da sua própria companhia, você terá ela pelo resto de sua vida...
  • Não ficar presa em relacionamentos que não fazem bem ou não vão dar em nada apenas para não ficar sozinha...
  • Permita-se um dia de folga às vezes. Divirta-se, pois a estrada é longa.

A.
Minhas vivências 

4 comentários:

  1. depois disso a vida parte para novos aprendizados, eles nunca se esgotam e também nos traem a cada decisão, a cada palavra...a vida enfim é se permitir viver....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim...aprender sempre...continuar nessa lona estrada sem dúvidas...e "Permitir-se um dia de folga às vezes. Divirta-se, pois a estrada é longa."
      :)

      Excluir
  2. Nossa... É impressionante como me identifico com seus textos!! Cara, você tem o dom da coisa!! =) Não tenho nem palavras pra agregar alguma coisa a mais aqui... Pelo menos não no momento! Mas seu texto me deixou mega reflexiva e você sabe que adoro isso né? Hehehe!!
    Parabéns por conseguir transmitir os seus sentimentos (e, o mais impressionante: os sentimentos de quem lê) quando você escreve!
    Sou sua fã! Um super beijo maninha! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!!! Fico tão feliz em saber que consigo chegar perto de traduzir o que eu sinto e um pouquinho do que vocês sentem também! Fico ainda mais feliz em saber que não sou a única a me sentir assim! :)
      Hehehehe pode ir refletir com calma...porque eu me senti assim ao escrever ele. Foram alguns meses para colocar no papel tudo isso. É normal se sentir reflexiva.
      Já te dise também o quanto admiro seu trabalho! É recíproco ��
      Beijãoooo ��

      Excluir